Relações Internacionais

Mesmo em um cenário ainda restrito em função da pandemia, 2021 foi um ano bem intenso de atividades para o AGRO.BR, projeto desenvolvido pela CNA, em parceria com a Apex-Brasil.

Ao longo do ano, foram realizadas seis rodadas virtuais de negócios. As negociações contemplaram os principais mercados internacionais, como Estados Unidos, Canadá, União Europeia, Reino Unido, parceiros da América Latina e Ásia e tiveram como resultado a expectativa média de geração de negócios em torno de US$ 2.984.150,00 em exportações por rodada. No total, foram contabilizadas cerca de 800 reuniões entre os participantes do projeto e importadores de diversos países.

As capacitações e treinamentos, que constituem outro pilar do AGRO.BR, somaram 18 eventos em 2021. Entre os diversos temas abordados, destacam-se: técnicas de negociação com mercados específicos (Europa, Estados Unidos e China) e treinamentos customizados para setores, como mel e derivados, noz-pecã, pescados e frutos do mar, cacau e chocolates, frutas e derivados e lácteos. O número de participantes chegou a quase dois mil inscritos.

O projeto também comemorou a inserção de 12 novas empresas no comércio exterior em 2021, que passaram a exportar a partir do engajamento no projeto. Essas vendas atingiram 85 destinos, com mais de 200 produtos diferentes.

Outra ação central do projeto em 2021 foi o Programa de Aterrissagem na China. A iniciativa liderada pelo escritório da CNA em Xangai está sendo realizada em cinco fases: seleção, preparação, aceleração, acompanhamento e a efetiva aterrissagem, que significa a presença na China. Como participantes, 15 empresas e cooperativas dos setores de mel e própolis, frutas e derivados, incluindo sucos, lácteos e cafés especiais.

Sete participantes do AGRO.BR participaram da FHC – Shanghai Global Food Trade Show, uma das maiores feiras de alimentos da Ásia. Foram enviadas amostras dos produtos que foram exibidas no pavilhão do Brasil na feira e empresários puderam dar seus primeiros passos para acessar o mercado chinês.

No segundo semestre, a principal entrega do projeto foi a abertura do escritório internacional, em Singapura, que atuará na ampliação de frentes de negócios e no fomento das ações de inteligência e promoção comerciais da CNA na região do sudeste da Ásia, incluindo prospecção de oportunidades em países como Tailândia, Malásia, Indonésia e Vietnã, além de Singapura.

INFORMAÇÃO E INTELIGÊNCIA – ESTUDOS 

Em 2021, A CNA produziu diversas publicações, como o China Agricultural Outlook 2021-2030, que trouxe as perspectivas do governo chinês para os principais produtos agropecuários nos próximos dez anos; o estudo sobre um eventual Acordo Comercial com a Coreia do Sul, que identificou o ganho potencial para os exportadores de produtos agropecuários brasileiros; o relatório sobre os Impactos Econômicos das Políticas Nacionais de LMRs dos Estados Unidos, China e União Europeia nas Exportações Agropecuárias Brasileiras; bem como a tradução do sumário executivo “Impacto Econômico Global de Limites Máximos de Resíduos (LMRs) de Pesticidas Ausentes e Baixos”, realizado pela Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos (USITC) e o estudo “Brexit e o novo regime tarifário britânico – Mudanças e oportunidades para o setor agropecuário brasileiro”, o qual apontou a importância do mercado britânico para o nosso setor e analisou o perfil tarifário do Reino Unido após o Brexit, apontando oportunidades de mercado que podem surgir com a consolidação do Brexit.

Ao longo do ano, a CNA publicou mensalmente as notas da Balança Comercial do Agronegócio Brasileiro, documento que apresenta uma análise detalhada das exportações do setor.

Na frente de capacitações voltadas ao mercado internacional, duas iniciativas merecem destaque:

– A 2ª edição do Curso Mundo Islâmico, realizado em parceria com a Fambras, a qual abordou assuntos culturais, inteligência de mercado, relações comerciais, certificação dos produtos Halal e finanças islâmicas.

– A Capacitação em Inteligência Comercial desenvolvida em parceria com MRE, MAPA, Apex-Brasil e Embrapa. Voltada aos produtores rurais e profissionais da área de comércio exterior e áreas afins, o curso apresentou aos participantes as principais ferramentas e bases de dados utilizadas para a análise do mercado internacional e a identificação de oportunidades de mercado.

INFORMAÇÕES E INTELIGÊNCIA – Defesa de Interesse

Apesar das restrições impostas pela pandemia, a CNA promoveu diversas ações de defesa de interesse, entre elas, o encontro virtual com adidos agrícolas que compõem o grupo “Diplomatas da Agricultura do Brasil” (DAB), no qual foi apresentado o trabalho do Sistema CNA/Senar e discutidos temas como o uso de tecnologias sustentáveis na produção agropecuária brasileira.

Também foram realizadas reuniões com representações diplomáticas de países como Costa do Marfim, Irã, Colômbia, Estados Unidos, México, Alemanha, Austrália, entre outros.

Ao longo do ano, a CNA participou de diversos eventos, apresentando um retrato real da agropecuária brasileira e defendendo os interesses do setor. Destaque especial para o seminário “Contribuições do Brasil e da Dinamarca para o desafio de fornecer alimentos sustentáveis”, realizado pela Embaixada do Brasil em Conpenhague.